Em breve novidades para vocês...

sábado, 14 de abril de 2012

INVERNO 2012 - TENDÊNCIAS


E para o primeiro post, nada melhor que apresentar os temase inspirações com as tendências que não vai ter quem não se identifique com alguma delas, ou várias né. O inverno 2012 traz elementos da arquitetura, do design,do cinema, das artes plásticas e da publicidade, que pontuam as inúmeras possibilidades criativas que se unem em torno de cada tema, que podem ser aprofundadas, exploradas e sintetizadas em produções cheias de estilo!
As tendências para o Inverno 2012 foram divididas em cincotemas chave:

FOTO ILUSTRAÇÃO
Atelier’s 60
A precisão do corte, aliada a tecidos moldáveis, cria formas esculturais de extrema elegância e refinamento. O “chique” dos anos 60 érevisitado e transformado através do olhar contemporâneo e do uso de tecnologia moderna.
É tudo uma questão de geometria, de explorar ângulos,grandes planos, brincar com blocos de cor, num jogo de infinitas possibilidades, no qual rigor e humor se encontram numa fórmula temperada pelainfluência do movimento Mod.
Juntam-se a isso referências da Era Espacial e teremos uma interpretação super atual dos looks futuristas que marcaram a moda dos anos 60.
No Atelier´s 60 destacam-se as golas “Peter Pan” e asdestacáveis, calças cigarrete e skinny, terninhos e blazers, mantos, jaquetas boxy,  e todo o universo da alfaiataria.


Alta Burguesia
FOTO ILUSTRAÇÃO
Depois de muitos anos explorando o estilo mix & match,chegou a hora da moda dar uma virada radical e propor um estilo rico e sofisticado, que resgata a elegância madura e sóbria de décadas passadas.
Muitas referências vêm dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70: códigos de elegância do lifestyle burguês revelam-se em looks coordenados, quese alternam entre o chique discreto e o décor luxuoso. O clima é de muita classe e refinamento, mas com toques discretos de sex appeal.
A onda de casamentos de príncipes e princesas, que estampou manchetes em todo o mundo, acabou içando à categoria de celebridade fashionnomes como Kate e Pipa Middleton. Esse estilo aristocrático e elegante, exibidopor jovens bonitas e descoladas, acabou influenciando o mercado de moda jovem,que passou a adotar um visual refinado, com direito ao uso de charmosos chapéusem produções “very classy”.
A Alta burguesia foi uma das mais exploradas pelas marcas demoda, e destaca-se nela o estilo “lady like”, o vestido sereia ou “mullet”,gola laço, vestido flare e “secretaria”, calça montaria, ponchos, sobretudos ecasacos.
FOTO ILUSTRAÇÃO
Charme Masculino
A androgenia finca bandeira em solo fashion e explora asmais diversas direções em busca de referências masculinas, propondo um delicioso jogo no qual Romeu mistura-se com Julieta para criar looks cheios decharme.
A estética grunge dos anos 90 surge reinterpretada de formamais delicada. As formas exageradas dos anos 80 são resgatadas, trazendo devolta o estilo punk-rock da época, assim como a releitura do power-dressing que caracterizou a ascensão das mulheres de carreira durante os anos 80 e 90.
Os anos 70 continuam contribuindo para a moda e, neste tema,emprestam o visual glamuroso das divas andrógrinas da época, como Bianca Jaggere o trio do seriado “As Panteras”.
Rockabillies e Teddy Boys são referências dos anos 50 que marcaram presence nas passarelas, assim como a moda dos anos 30 e 40 e o estilodas musas do cinema da época, como Marlene Dietrich.
Reminiscências militares unem-se a looks de elegância sartorialista, com sutis toques barrocos, insinuando uma atitude “dandy”.
Finalmente os geeks são homenageados em looks inspirados nofigurino masculino dessa tribo contemporânea, numa versão jovem e irreverentedo tema.
Destaca-se no Charme masculino, os decotes V e U profundos, jaquetas e blazers curtos, calças larguinhas, trench-coat de couro, blusões,cardigãs, as famosas calças flare ou pantalonas, e toda a linha de camisaria.



Artsy
FOTO ILUSTRAÇÃO
Entre o lúdico e o bizarro, o artístico e o burlesco, ofantástico e o surreal, uma nova forma de expressão vem encontrando seu lugarna moda. Tudo o que está conectado com a arte e com o universo artísticointeressa às pessoas que não aceitam simplesmente ser “mais um do mesmo”.
A regra é ousar, transgredir, experimentar, romper compadrões, e para isso as inspirações são muitas.
Cinema, fotografia, artes plásticas, circo, performances burlescas, jogos eletrônicos, cartoons, grafites, elementos étnicos, artesanatoe arte folk são referências que estimulam a produção de peças e looks decaráter artístico-artesanal, que eleva esses produtos singulares à categoria deobras-primas.
Talvez seja o tema mais exóticos e menos “explorado” pelasmarcas de moda, mas algumas peças são essências no guarda-roupa destatemporada, como os vestidos e túnicas estampados, calças e casacos em xadrezcolorido, grandes botões, vestidos túnica, maxigolas e diversas aplicações depedrarias e brilhos.
FOTO ILUSTRAÇÃO
Fetiche Dark
A face sombria da moda revela-se fragmentada e seus reflexos espelham influências diversas.
Gótico, vitoriano, barroco, romântico, monástico, bizantino,medieval, punk-rock, vampiros, selvagem, apocalipse, sobrenatural sãopalavras-chave para o desenvolvimento deste tema.
O estilo oscila entre o rebelde e o melancólico, numaatitude que expressa causalidade e indiferença.
Muito mistério e sensualidade temperam alguns looks, querevelam mulheres fortes e guerreiras, que não temem trilhar caminhos desconhecidos, romper com padrões e seduzir vítimas.
No fetiche dark destaca-se a estamparia sombria, comoimagens de fumaça, caveiras, animais selvagens, peles de repteis, pêlos,comprimentos longos nos vestidos e saias, casaquetos sem gola, jaquetaperfecto, macacões, muito couro e mistura de texturas e matérias no look totalBlack.

Estes temas nortearão todas as publicações desta temporada,que aprofundaremos com mais detalhes, dicas de produções, promoções e muitasnovidades!
Fiquem ligados!
Fonte: SENAC moda informação / inverno 2012 
Fotos Ilustrativas





3 comentários:

  1. O que mais podemos esperar de uma estação com influência da moda do anos 20 a 70 a não ser luxo e sofisticação, não é mesmo?
    E que tudo venha assim, redondinho, para a moda das ruas também!

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas mss to sentindo falta de uma coisa...onde a Tenda se encaixa..na tenda vc pode encontrar as novidades da estacao!??...qual setor??
    coisas assim...ficaadica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim Ale Montesdeoca! A empresa Tenda passou por uma reestruturação de seus setores de compras, e em todos nossos segmentos, de Cama Mesa Banho e decoração, Infantil, Intima, Adulto masculino e feminino temos linhas de produtos de Fast Fashion que são grandes novidades que são tendências atuais no mundo, de qualidade e a ótimo preço!
      A convido a visitar uma de nossas lojas e conferir com os próprios olhos!
      Abraços

      Excluir