Em breve novidades para vocês...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alergias e Perigos dos esmaltes – Como sobreviver?




Ei gente. Hoje eu vou atender ao pedido de uma leitora, Bárbara Rhein, que me pediu pra falar sobre esmaltes hipoalergênicos. Na verdade eu vou dar uma dica e, também, fazer um alerta. Muitas meninas reclamam comigo que adoram esmaltes mas têm alergia. E que as alérgicas sofrem, porque são pouquíssimos e caros os esmaltes que não provocam reações, além de não haver muita variedade de cores. Imagina, que sem graça! Rs.

Bom, mas um tempo atrás eu descobri uma informação de imensa utilidade pra todo mundo que curte esmaltes, e, principalmente, pras alérgicas. Ironicamente foi o nosso colega da coluna de cinema, Cássio Santana, que me trouxe uma pesquisa sobre a qualidade dos esmaltes. Rs. O fato é que nem todo esmalte que se diz hipoalergênico de fato não provoca alergia, e é por isso que vocês, alérgicas, continuam tendo reações. Mas nem tudo está perdido! Se você é alérgica e está louquinha pra usar e abusar das diferentes cores que são lançadas a cada estação, aproveite: Colorama está liberado!!! Rs. Ao que tudo indica, todos os esmaltes da Colorama são hipoalergênicos, mesmo os da linha regular, que não divulgam tal informação. Então vale a pena fazer o teste!

A matéria em questão foi uma pesquisa da revista ProTeste, publicada em 2011, sobre a composição dos esmaltes e a possibilidade de causarem alergia e até mesmo câncer. Foram analisados 12 esmaltes, em tons brancos e transparentes, das marcas mais vendidas no Brasil – Colorama, Risqué e Impala – e os resultados não foram muito bons. Foram encontrados, em excesso, componentes químicos já banidos dos cosméticos na Europa pelo risco de serem cancerígenos. E ainda foi comprovado que algumas linhas antialérgicas possuem sim componentes alérgicos. O resultado foi que apenas os esmaltes da Colorama (todos) e os antialergênicos da Risqué estão livres de tais substâncias, e, de acordo com as normas europeias, somente eles poderiam ser comercializados nos países europeus.

Quando descobri isso, avisei a uma amiga que tem reações alérgicas super fortes aos esmaltes, e a dona Thaís Fernandes testou e percebeu que realmente os esmaltes da Colorama ela pode usar! E, claro, fica a dica que os importadinhos também não devem provocar alergias em vocês. Agora, quanto aos componentes que podem ser cancerígenos, não precisamos nos alarmar. Dermatologistas e oncologistas se pronunciaram sobre o assunto dizendo que o perigo maior são as alergias, pois não há evidências sobre as substâncias causarem câncer em humanos. E que fica apenas uma questão de prudência:

  • ·         Dar preferência aos esmaltes recomendados
  • ·         Evitar o uso frequente e prolongado dos mesmos esmaltes que apresentam tais substâncias
  • ·         E deixar as unhas descansarem por períodos sem esmalte e sem base.


Pra quem quer saber mais sobre o assunto, aqui está a matéria online no site da ProTeste. O site da Folha também publicou sobre o assunto, explicando como a pesquisa foi feita, uma leitura que eu recomendo muito, só clicar aqui. E pra quem gostaria de conferir a matéria na íntegra, já que a ProTeste só disponibiliza para os assinantes,  as meninas do blog ZakZuk postaram a digitalização da revista.



Espero que tenham gostado!

E deixo com vocês o esmalte da semana, que foi bem discretinho já que o fim de semana foi de muito trabalho. O esmalte é o Luísa,  da coleção “TiTiTi” da marca Hits Speciallità. Como o nome já diz, foi inspirado no personagem de Guilhermina Guinle no remake da novela Tititi, da rede Globo, e, como o personagem, o esmalte é um luxo! Marrom com muitos brilhinhos dourados, o esmalte foi um dos primeiros foscos que conheci da marca e é até difícil dizer se é mais lindo fosco ou com top coat pra ficar brilhante. Qual gostaram mais?







Beijinhos a todos e até a próxima quinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário