Em breve novidades para vocês...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dicas básicas de decoração: CORTINAS



As cortinas são peças fundamentais para aquecer a casa e criar um clima de aconchego. Feitas de voal, seda, linho e até de retalhos de tecidos, as cortinas vestem os ambientes. Além da sua função estética e controle de luminosidade, formam barreiras que preservam a privacidade entre o exterior e o interior do cômodo.
Hoje a indústria da moda, da criatividade avançou a passos largos fazendo com que se tenha uma gama infinita de opções que vão de painéis, rolôs, trilhos, varões, sempre deixando a cargo de cada um a criatividade para seu efeito final.
A indústria de acessórios para cortinas oferece ponteiras, argolas e ganchos que vão de materiais mais simples como o plástico, ferro patinados e até os luxuosos, em latão e bronze que conferem um visual requintado ao ambiente.
As cortinas devem ir até o chão para alongar o pé direito e deixar o ambiente elegante. É claro que existem exceções como por exemplo quando há um móvel sob a janela, aí sim podemos cobrir apenas a abertura da janela. Os espaços amplos com tetos altos, exigem cortinas verticais e longas; os mais baixos, de formatos horizontais. Em espaços pequenos, a melhor opção são cortinas simples e com tecidos que não pesem muito no ambiente.


“As cortinas complementam a decoração de um ambiente, mas sua função primordial é impedir a passagem de luz”.

Cortina rolô: A leveza, a transparência, a praticidade e o bom gosto deste produto vêm conquistando o mercado de decoração de interiores.
Pregas americanas: é o modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser presa em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento.
Pregas Fêmea: o volume dos tecidos cai para trás e a cortina acaba tendo um caimento reto.
Pregas Macho: o volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterais e é um dos acabamentos mais usados , já que não gasta muito tecido.
Painel : Pode ser usado desde os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Uma boa opção para  grandes vãos e nas decorações modernas.

Argolas: Sempre atuais, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.
Ilhoses: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar.
Passantes de tecido: Ficam muito bem usadas como xales, sobre persianas ou rolôs. São super decorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.

Tecido inteiriço: Acabamento simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa. O ideal é que sejam instalados em trilhos suíços.


Para dar um toque personalizado às suas cortinas, você pode usar alguns acessórios, ou ainda misturar tecidos na mesma cortina. O que vale sempre, é a imaginação, criatividade e o bom gosto!






Antes de se decidir por um tipo de cortina ou tecido, leia estas recomendações:

1. Antes de colocar cortinas é preciso considerar dois aspectos: se a janela que você vai cobrir dá para uma paisagem atrativa e com boa luz, se é exatamente o contrário ou se a janela é só para ventilação.

2. Se a vista for bonita, evite cores escuras, que vão esconder a paisagem. Prefira tecidos claros e leves, colocados de tal maneira que possam ser recolhidos nas laterais da janela durante o dia.

3. Lembre-se de que as cortinas de tecidos leves não impedem a passagem da luz. Para obter esse efeito, complemente-as com persianas rolôs ou de outro tipo feitas de tiras de madeira, bambu ou outros materiais similares. Elas permitirão reduzir a luz vinda do exterior sem impedir a ventilação. 

4. Se a sua janela dá para um lugar feio, o tecido deve ser alegre e de cores vivas, capaz de neutralizar a vista, e de trama grossa, se for necessário também reduzir o barulho da rua. Um linho estampado, um cetim ou um veludo podem ser boas opções de acordo com o estilo da sua casa.

5. Se os seus ambientes são pequenos, a melhor opção são as cores suaves e os tecidos lisos ou com pouquíssima estampa. Você pode utilizar persianas horizontais, cortinas japonesas ou cortinas de rôlos se o ambiente for moderno.


Com estas informações a escolha da cortina ideal não será mais um problema. Nas Lojas Tenda você encontra a maioria dos modelos apresentados aqui para sua casa ficar mais elegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário