Não é de hoje que a moda vintage/retrô está em
evidência. Bolinhas, babados e cinturas marcadérrimas fazem das ruas,
passarelas com ‘Marilyns’ e ‘Brigittes’ direto do túnel do tempo. Esse estilo
que recupera o tempo entre os anos 20 ao 60, mostra como é possível ser sexy
sem ser vulgar. Com saias evasês com comprimento abaixo dos joelhos, o cinto
marcando bem a cintura, corselets justos e decotados realçam a cintura e o
busto das mulheres.
Esse fato motiva uma releitura, em seu sentido exato, da crônica de Carlos Drummond de Andrade, um lamento seguido de consolo em seu segundo período: “Nesta estação, a moda nos traz péssimas notícias, os comprimentos estarão mais longos, estaremos privados das lindas pernas das moças no bonde ao fim da tarde. Mas não se preocupe: toda vez que se mexe no comprimento dos vestidos, também desce a altura dos decotes.”
Não faz muito tempo que as garotas deixaram o comprimento de lado. Até a década de 60, as comportadas, eram ícone de beleza e atitude.
A moda rêtro está de volta nos aspirais da moda porque, como sempre, nessas idas e vindas da passarela da moda, o que vale a pena, sempre retorna, e com mais força. A brincadeira de resgatar peças que você achou que nunca mais iria usar é que faz com que esse estilo renasça, tornando a moda divertida.
Divas como Katy Perry e Amy Winehouse trouxeram esse look segundo olhar diferenciado, mas não inovador. Tendo como referência as pin ups, essa moda a cada dia que passa se torna mais popular, e mostra que as tendências atuais têm como inspiração os looks de antigamente.
Em novas tendências é muito difícil não encontrar um item se quer que não seja retrô, estilo que passeia pelo cabelo, com os topetes, maquiagem, com os delineadores e bocas vermelhas, até os pés com os peep toes.
O que eu mais acho sensacional, como de praxe, é a reciclagem das roupas do guarda-roupa da sua tia avó. Não tem segredo, sempre tem como aproveitar alguma peça, seja com um cintinho ou mandando a costureira apertar daqui e cortar de lá. Extraordinária ainda é a possibilidade que essa moda nos dá em relação a poder viver um tempo em que nem pensávamos em existir.
Se você é adepta(o) a desse
estilo na moda, quanto na decoração, pode apostar neste conceito chique e
carregado de estilo. Confira as peças retrô da Lojas Tenda, para incrementar seu look vintage!
Beijos, e até a próxima!
Beijos, e até a próxima!
Isa, mais uma vez, você brilho!
ResponderExcluirMãe Goretti
Mamis, eu que sou grata pelas revisões no português sempre! ♥
ExcluirEra uma vez um professor. Sávio, que ensinava à Goretti, que ensinava à sua filha, que escrevia e era aprovada pelo culpado do seu sucesso. Sei que a Isa vai longe. Sávio, muitas gracias!
ResponderExcluirGoretti Zeferino