Em breve novidades para vocês...

Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de maio de 2012

Romance



Assisti Romance há tempos, em uma tarde que tiramos de descanso, e foi a nossa primeira escolha. Um filme nacional que não esteve tão em evidência na mídia, mas que me deixou muito satisfeito.

Romance é um filme de Guel Arraes,  com roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado.
A história fala de um diretor de teatro (Pedro) que se apaixona por uma atriz (Ana) que contracena com ele na peça Tristão e Isolda. No decorrer da peça, o casal passa por vários contratempos e obstáculos, e dentre eles, a carreira de Ana – um novo sucesso na TV – que passa a afetar toda a trajetória do amor de Ana e Pedro.

Romance é um filme apresentado pelo Globo Filmes, e ao contrário de muitos outros, não deixa a desejar enquanto um grande filme. Seu ponto principal é o roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado. Misturando ficção e realidade, Guel e Jorge criaram um roteiro cheio de citações e conseguiram associar comédia, drama, romance e metalinguagem, sem fazer com que o filme ficasse perdido. O longa metragem é uma brincadeira entre a TV e o Teatro, sem deixar escapar até mesmo o cinema de suas criticas.
Outros pontos fortes são o figurino e a fotografia, principalmente nas cenas filmadas no sertão da Paraíba. A atuação por vezes, é bem exagerada, mas leva-se em conta que o filme nasceu do teatro, portanto fica subentendido que seja proposital, o que o torna ainda mais fascinante.


 Segue o trailer do filme.



Atores como Vladimir Brichta, José Wilker, Marco Nanini e Andréa Beltrão, dão um toque todo especial ao filme com suas participações. Além de Wagner Moura e Letícia Sabatella nos papéis principais.



terça-feira, 8 de maio de 2012

Nuit Blanche




Hoje eu quero apresentar a vocês este belíssimo e premiado curta do diretor canadense Arev Manoukian, da Spy Films, que nem é novo (2009-2010), mas vale a pena ser visto e revisto. De acordo com a sinopse, “Nuit Blanche explora um momento fugaz entre dois desconhecidos, revelando a breve conexão entre eles, em uma fantasia hiper-real”. Na minha opinião, é um pouco mais do que isso. Com seus pouco menos de 5 minutos, sua trilha envolvente e sequer uma palavra, o curta conta a história de um amor à primeira vista tão forte e intenso que faz com que o mundo físico e tudo o mais ao redor perca a importância. Mas contar mais do que isso é estragar a experiência, então vou deixar que as imagens falem por si. 


Assista também ao making-of, que revela o nível de perfeição – e a quantidade – dos detalhes hiper-realistas da fase de pós-produção, que levou cerca de 8 meses para ser finalizada.


Um bônus

Além de receber alguns prêmios em festivais ao redor do mundo, Nuit Blanche foi responsável por abrir as portas da publicidade para seu jovem diretor, Arev Manoukian. Procurada pela Sony para anunciar sua linha de produtos eletrônicos 3D, a unidade londrina da agência Grey entrou em contato com Arev para que ele produzisse um comercial baseado (leia-se: praticamente idêntico) em seu curta (que, ironicamente, havia vencido o LG Life’s Good FilmFest). O comercial ainda contou com uma adaptação musicada do poema That’s What I Heard You Say, de Leonard Cohen, recitado pelo próprio poeta e que transcrevo logo abaixo do vídeo.


"Don’t matter if the road is long
Don’t matter if it’s steep
Don’t matter if the page is gone
It’s written that we’ll meet

I loved you when you opened
Like a lily to the heat
And I’ll love you when it closes
A thousand kisses deep

I know you had to lie to me
I know you had to cheat
You learned it on your father’s knee
And at your mother’s feet

But did you have to fight your way
Across the burning street
When all our vital interests lay
A thousand kisses deep"


quarta-feira, 2 de maio de 2012

OSCALOUROS 2012




Olá a todos!

Vamos falar hoje de produções da nossa região. No dia 18 de Abril aconteceu na Unileste MG um evento chamado Oscalouros.

O Oscalouros foi criado pelos próprios alunos do curso de Comunicação Social do Unileste com a finalidade de premiar os melhores trabalhos executados na disciplina de linguagem audiovisual, e também como uma brincadeira ao exibir os trabalhos feitos. O evento caiu na graça dos alunos e professores, chegando esse ano a sua terceira edição e movimentando uma enorme quantidade de pessoas.

Este ano, para o evento, foram feitas produções audiovisuais de 1 minuto e 30 segundos, e a temática foi contos de fadas ao som de heavy metal. Os alunos tinham como objetivo desenvolver as historia dos contos de fadas já conhecidos por todos utilizando musicas de metal. 

Tudo isso seria avaliado por uma banca formada por alunos de outros períodos. A premiação foi dividida da seguinte forma: Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Maquiagem, Melhor Edição, Produção, Direção e Melhor Videoclipe.

No dia do evento nos deparamos com auditório lotado e todos muito animados para a premiação. E a noite começou com a apresentação de Felipe Machado, que tomou para si a responsabilidade de comandar o evento. Foram apresentados todos os trabalhos à banca julgadora e ao publico presente.  Logo de inicio fiquei boquiaberto com a apresentação da primeira produção, O mágico de Oz. Um trabalho que realmente impressionou e abriu a noite e mostrando a qualidade dos trabalhos que estavam por vir. Trabalho a trabalho, confirmou o que todos esperavam.

Mas alguns trabalhos me chamaram a atenção, como O Mágico de Oz, que foio maior vencedor da noite com sua produção recheada de efeitos de animação e filmagens bem produzidas.Com isso levaram para casa as estatuetas de Melhor Direção de Arte, Maquiagem, Melhor Edição e Melhor Videoclipe.


Outra produção que me chamou bastante a atenção, foi Chapeuzinho vermelho, que ao som de DimmuBorgir - The SacrilegiousScorn veio para levar o premio de melhor direção e melhor produção. Posso dizer que este foi o grupo que tive maior contato durante a produção dos trabalhos, e eles mostraram que a organização e a construção de um roteiro bem amarrado facilitariam a direção e essa foia base para seu trabalho. E merecidamente foram recompensados.




Para fechar os vencedores, A Bela Adormecida mostrou que sua readaptação lhe renderia o premio de melhor roteiro. Com um roteiro simples, onde pequenas partes foram adaptadas incluindo assuntos recentes como zumbis, e ate mesmo uma banda tocando em meio as arvores de um bosque. Essas pequenas adaptações foram cruciais e levaram a produção a conquistar o premio.

 


Não irei me extender muito, mas deixarei abaixo o vídeo de todos os trabalhos e a matéria feita pela TV Uni vale do Aço sobre o evento.

Gostaria de deixar também meus sinceros parabéns a todos os grupos e alunos pela determinação e pelo excelente resultado alcançado.














Reportagem:



Espero que curtam e conheçam um pouco dos talentos que podem surgir por ai.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Hugo Cabret – Uma homenagem à história do cinema



Antes de mais nada, gostaria de dar as boas vindas aos leitores e agradecer as inúmeras visitas e comentários que temos recebido. Isso é extremamente gratificante e nos estimula a continuar o bom trabalho.

Bom, como vocês já devem ter percebido, vou dividir a coluna de cinema com o Cássio Santana, que na semana passada nos presenteou com um ótimo post sobre uma animação da PIXAR.

E para tentar manter o nível, resolvi falar hoje sobre um filme que é, ao mesmo tempo, uma obra de arte e uma homenagem. Estou me referindo ao filme A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorcese, que é uma clara homenagem ao ilusionista e cineasta francês Georges Méliès.Das 11 indicações que teve ao Oscar, o filme faturou 5, nas categorias: Efeitos Visuais, Fotografia, Direção de Arte,Edição de Som e Mixagem de Som.


O filme, baseado no livro de Brian Selznick, se passa em 1930 e conta a história do menino Hugo, um órfão que vive escondido na estação central de trem de Paris e que é responsável por manter em funcionamento e pontuais os gigantescos relógios do lugar. A trama se desenvolve em torno de um misterioso autômato – uma espécie de boneco mecânico – que Hugo herdou de seu pai e se dedica a consertar, pois acredita que ele guarda uma mensagem de seu pai a ele. Sempre tentando se esconder do guarda da estação, Hugo acaba conhecendo o dono de uma loja de brinquedos, o severo Papa George, para quem acaba trabalhando, e sua neta Isabelle, que passa a acompanhá-lo em sua aventura.

Mas essa história é apenas um plano de fundo para as inúmeras homenagens à história do cinema, ora escondidas, ora bem explícitas ao longo do filme. Dentre essas várias homenagens, é possível encontrar referências a, por exemplo, A Chegada do Trem à Estação, um dos primeiros filmes feitos pelos irmãos Lumière.

Como se não bastasse, Scorcese elevou o uso da tecnologia 3D nos filmes a um novo patamar. Planejando cuidadosamente seus enquadramentos, ele conseguiu utilizar o efeito tridimensional em absolutamente todas as tomadas, ainda assim sem torná-lo algo cansativo. Mesmo as projeções dos filmes mudos foram cuidadosamente transpostos para o 3D (com destaque especial para a projeção de Viagem à Lua, clássico maior de Méliès).

É bem verdade que o filme apresenta suas falhas, e o grande ponto negativo fica por conta do roteiro mal resolvido de John Logan, que acaba deixando no ar a verdadeira utilidade do autômato, além de incluir alguns personagens que não acrescentam em nada à narrativa. Mas ainda assim, é um belo filme para se assistir, principalmente para quem é apaixonado por cinema.

 Assista abaixo ao trailer do filme e, na sequência, um vídeo que mostra os bastidores do processo criativo do filme, com depoimentos da produção. Divirtam-se e até a próxima!






terça-feira, 17 de abril de 2012

Presto - O mágico



Bom galera!
Meu nome é Cássio Santana e como vocês podem ver no perfil, sou formado em Publicidade e Propaganda, trabalho como fotógrafo e sou apaixonado por cinema.

E é disso que vamos tratar nessa coluna, cinema.

O cinema é uma forma de entretenimento popular muito poderosa. Surgindo por volta do ano de 1895, graças a invenção do Cinematógrafo pelos irmãos Lumière. O cinema cresceu absurdamente. Hoje é chamado de Indústria Cinematográfica, e se tornou culturalmente muito importante, seja como diversão, cultura ou estudo. O cinema conquistou também o papel de influenciar as massas, devido ao grande fascínio causado pelo mesmo. Mas não estamos aqui para fazer um estudo aprofundado sobre o cinema. Nosso ideal é comentar sobre filmes, clássicos, lançamentos e o que chamar a atenção.

Não falaremos só de cinema, mas também de uma de suas vertentes, os seriados. Que surgiram entre 1908 e 1920, os seriados eram uma forma de Filme B e tinha como principal característica, instigar a curiosidade do público para assistir ao próximo episódio. O seriado hoje, tem se tornado tão forte quanto cinema, devido ao nível de produção alcançado.

Não esquecendo também das animações, documentários, dentre outros afins. Trataremos de entretenimento, de cultura, de diversão, sempre com críticas e sugestões. Deixando de lado a parte técnica e falando sobre essa máquina que fascina o mundo que é o cinema.

E como boas vindas, vamos falar logo nesse post sobre uma pequena animação da Pixar. A Pixar a algum tempo vem produzindo curtas e longas de animação e mostrando o quanto uma ideia simples pode atingir pessoas de várias formas…com sentimentos de emoção e/ou alegria, fazendo um enorme sucesso.

Essa animação concorreu ao Oscar em 2009 como melhor curta de animação. O vencedor da categoria, não foi o curta da Pixar, Presto, e sim o curta “La Maison em Petits Cubes”, o qual falaremos depois.
Porem, Presto, vem mostrar a força que uma idéia simples tem. Um roteiro bem amarrado e uma produção incrível, prestigiam ainda mais este curta. Um mágico famoso,  apresenta seu maior truque, o mais conhecido, tirar o coelho da cartola. Porem, uma serie de contratempos dão alegria a este curta que representou muito bem a disputa pelo Oscar de 2009.



Ps. A Pixar ganhou o Oscar de melhor animação do ano de 2009 com Wall-E.

Bom espero que gostem e até a próxima!
Um grande abraço a todos!