Em breve novidades para vocês...

Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2012


Pra quem não sabe, todos os anos, uma inundação de cultura, arte e conhecimento invade as duas jóias do barroco mineiro. As cidades de Ouro Preto e Mariana. Eu e a Isadora Zeff tivemos a oportunidade de participar por 3 dias  deste incrível evento.


O primeiro festival foi realizado em 1967, com o objetivo de levar a arte à coletividade. Hoje o Festival de Inverno - Fórum das Artes, é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), como um projeto de extensão universitária, que se propõe levar a reflexão sobre arte e cultura. 
O Festival ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das cidades, configurando-se como um dos mais importantes do calendário mineiro no campo da cultura, sendo o propulsor do debate sobre as manifestações artísticas das duas primeiras capitais de Minas Gerais. 
Este ano, o evento tem como referência a América Latina, com o tema: LATINOAMÉRICA - ¿Libertas, Libertad, Liberdade?
O tema busca apresentar um recorte das mais diversas manifestações culturais e suas expressões, dos países que à compõe.
Mas não para por ai, o festival conta com uma programação IMENSA, para todos os gostos. Inúmeros filmes exibidos no tradicional cinema e apresentações no teatro da cidade.  Oficinas e exposições são oferecidas nas casas tradicionais e museus da cidade.
Outro ponto alto do festival é a noite em Ouro Preto. Pessoas de várias cidades do país e do mundo se encontram nos bares da cidade, nas festas das repúblicas. O que não falta é opção para se divertir. A programação do festival conta com uma série de Shows e atrações musicais pela cidade e no Bar do festival, um espaço montado especialmente pra noite só acabar quando o sol aparecer por detrás das belas igrejas.




O festival acontece até o dia 22 de julho, domingo agora. Ainda dá tempo de dar uma passada por la. É bem perto daqui e vale MUITO a pena conhecer.
No Site do festival você confere toda a programação e fica sabendo mais sobre um dos maiores eventos de cultura e arte do país. Até Mais.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cinemagram, ainda mais emoção.





A algum tempo atrás postei aqui sobre o Instagram. Aplicativo fotográfico até então exclusivo para Iphones que chegou ao Android. De la pra cá, uma inundação das charmosas fotos aconteceu na rede. Mas hoje, vou falar de uma espécie de evolução do queridinho Instagram, mas que pouca gente conhece. O Cinemagram.
O Cinemagram segue o mesmo padrão do seu irmão, Instagram, mas ele gera imagens com movimentos. Isso mesmo. Ele monta GIFs animados de extremo bom gosto, bem a La Vintage, como muita gente gosta. A possibilidade de capturar movimentos deixa as imagens ainda mais expressivas e emocionantes. 


1- Basta você baixar o aplicativo (ele é gratuito). 2- Ai você filma um pequeno movimento, apenas alguns segundos. 3- Então, com uma ferramenta prática você pinta com o dedo em cima da foto, qual a área que deseja que movimente. 4- Depois é só escolher um filtro para alterar a coloração da imagem e deixala com aqueles efeitos envelhecidos e nostálgicos que já conhecemos e pronto.

As imagens que se pode conseguir são incríveis, e este aplicativo tem de tudo para bombar como o Instagram. Mas ainda é privilégio dos Apple Lovers, ou seja, ele esta disponível apenas para Iphone. Quem tem Andorid, so pode sentar e esperar, enquanto aprecia as belíssimas imagens em movimento do Cinemagram.








                                         


Uma ótima quarta, e belas inspirações!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Arte e Moda - por Aurelian Junner



Hey guys!

E hoje vamos falar de intervenção artística! Pois bem, passeando pela internet descobri um artista e designer nascido Francês, mas residente em Barcelona, chamado Aurelian Junner.  

No trabalho dele que escolhi para mostrar pra vocês ele traz uma reflexão fotográfica sobre a função da Revista de Moda como um meio de divulgação de cultura de massa, de imagens e sua relação com a realidade.

Esse método que ele nomeia como “intervenção de justaposição” questiona o estado do mundo e idealização fictícia criada para a revista e a sua relação com o mundo real onde a imagem é construída. Dá uma olhada:











Nem preciso falar que apaixonei por esse conceito de transformar essas revistas em peças de arte que levantam esse questionamento, com essa super pontada crítica e inteligente. Já quero ter todas em meu quarto! Rs.

Espero que tenham gostado! E na semana que vem tem livro de Martha Medeiros pra vocês!

Beijitos e um ótimo fim de semana!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Organização e Otimização dos Espaços



Bem, antes de começar este segundo post, gostaria de agradecer a você leitor, que vem acompanhando o blog da Tenda. A repercussão tem sido muito positiva! Hoje vou começar a escrever fazendo a seguinte pergunta:

Quem disse que para se ter um bom projeto de ambientação é preciso ter espaço?

Mentira! Seguindo uma tendência do mercado da construção civil, os espaços estão cada vez menores e como arquiteto e designer de interiores tenho que desenvolver de forma criativa projetos de móveis e objetos que disfarçam esta característica.
Nestes ambientes é muito importante a organização, quanto menor o espaço, maior será a necessidade de planejamento para facilitar o dia a dia e economizar  tempo.


A regra número um para quem mora em espaços pequenos é a organização. O que mais me incomoda em apartamentos pequenos é bagunça que deixa tudo ainda menor. Bagunça num apartamento pequeno aparece muito mais. Além do caos visual, dificulta a circulação das pessoas. E não custa nada manter a casa em ordem, não precisa virar uma neurose, tem que ser um prazer!

Mas voltando a arquitetura, essa idéia de escritório em casa, salinha disso, salinha daquilo está fora de moda. Hoje em dia você pode mandar quebrar tudo e transformar o apartamento num espaço único, exceto o quarto, se não quiser. Você vai descobrir que é capaz de viver de outra maneira, sem aquela setorização desnecessária. E para aqueles que trabalham em casa, pode colocar sua mesa dentro da sala, integrada com os outros ambientes. É muito melhor do que ficar enfurnado num cubículo o dia todo. Você vai trabalhar com muito mais prazer!

Há no mercado alguns móveis que nos ajudam a ocupar estes locais de forma inteligente. Tudo depende do seu desenho e função: peças dobráveis, móveis próprios para serem empilhados, peças que se encaixam e no caso dos planejados, investir em uma marcenaria de qualidade é fundamental. 


O grande segredo é evitar excessos, e objetivar a sensação que se pretende agregar ao ambiente, seja de amplitude, aconchego, integração, funcionalidade, praticidade, privacidade e estilo. A economia de espaço dentro da casa vai se basear nos princípios do minimalismo na decoração. O estilo acredita que ‘menos é mais’, por isso uma quantidade de móveis reduzida deixará a casa mais sofisticada, arejada e confortável. Uma proposta minimalista mostra que a elegância mora na simplicidade, por isso as composições são sempre limpas e funcionais.


Para melhor aproveitamento de pequenos espaços é preciso seguir algumas regras:

Tenha poucos objetos;
Use espelhos;
Valorize a iluminação;
Evite divisórias;
Opte por móveis planejados; 
Utilize acabamentos de cores claras;
Insira alguma espécie de planta para dar um toque final.


Agora é só aproveitar melhor seu espaço, e até o próximo post.
Obrigado.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESPELHOS



Espelho é um ótimo complemento para os ambientes e podem combinar com qualquer decoração em qualquer espaço. Eles ampliam, dão a sensação de profundidade, refletem a luz, recriam espaços, disfarçam ou criam pontos de atenção… Podem revestir paredes ou serem usados como quadros, com ou sem moldura… são muitas ideias legais!!!


A sala ganhou amplitude com grandes e suaves recortes de espelho revestindo as paredes. No centro, o painel de cimento queimado ganha destaque.


O hall é um bom espaço para se colocar um espelho. Aqui a proposta é parecida com a anterior e os recortes combinam com o revestimento de madeira da parede ao lado. 


Enormes, com molduras e apoiados no chão eles se transformam em imponentes elementos de decoração.


No quarto, os espelhos nas laterais da cama marcam a cabeceira e ampliam o ambiente. 

Tamanhos e estilos

Como escolher o espelho ideal para cada ambiente?

Bom, tudo depende do conjunto e da utilização, no entanto, a proporção é muito importante. Um espelho pequeno em um pé-direito alto pode ser desastroso. A posição em que será colocado, horizontal ou vertical, também faz toda a diferença.
Sobre o estilo, nos casos de espelho com moldura, a escolha do material tem que ser harmonizada com o acabamento das outras peças presentes no ambiente. Uma moldura clássica ou vintage, por exemplo, se destaca bastante em um ambiente moderno.


O espelho é um grande aliado para fazer truques na decoração!! Espero que tenham gostado das dicas!

Kiss!!






sexta-feira, 4 de maio de 2012

AMOR NA SELVA DE PEDRA!



Hey guys!

Hoje vim trazer uma novidade que ta bombando no Brasil, e é além de arte uma coisa muito fofa... Vamos falar da intervenção artística AQUI BATE UM CORAÇÃO!


Surgiu no mês de março, com os amigos Tati Weberman, Rodrigo Guina, Carla Meireles e Gabi Brittes, que resolveram expressar seu carinho pela cidade de São Paulo e, consequentemente, fazer lembrar que há poesia na selva de pedra. A intervenção consiste em uma técnica de colagem não agressiva de corações vermelhos, nos principais homens e mulheres de pedra (estátuas) da capital. Seriam as estátuas as ganhadoras dos delicados corações. Plano feito, saíram pela noite da capital paulista a colar corações no peito de algumas estátuas da cidade. Captaram cada movimento em vídeo, e na manhã seguinte voltaram aos endereços transformados para ver a reação das pessoas.

Essa campanha teve um sucesso fantástico e logo veio para nas terras mineiras, dando a nossa capital um amanhecer repleto de amor. 

Podemos ver algumas das transformações pelo vídeo e pelas fotos que ficaram lindas e tocantes. Uma campanha que faz bater os corações até dos monumentos.



Quem quiser trazer essa ação pra cidade tem tudo explicado no vídeo ai embaixo, então borá lá reunir um grupo de amigos e fazer a sua cidade amanhecer apaixonada!




Aqui bate um coração é uma iniciativa mais que linda que prova que ainda não nos tornamos concretos frios e sem coração e que ainda a gente, de alguma maneira, se importa.

“A expressão de uma cidade é múltipla. 

A beleza de uma cidade é instável. 

Sua grandeza é limitada 

à fronteira mesma das cousas. 
Uma cidade se assemelha às outras 
porém se a amamos é única: 
tem a forma de um coração” - Henriqueta Lisboa, poeta mineira, 1972.



Um super beijo em vocês e na próxima semana tem o novo livro do Gabito! Aguardem!